Mandato é para o período de 2024 a 2025
Ontem (28/11), das 10h às 15h, o auditório do Mercado de Orgânicos, localizado na Rua da Paz, 608 – 1º andar, Centro de Curitiba, foi o cenário para o processo eleitoral que determinou os novos membros do Conselho Municipal de Economia Popular Solidária (Cmeps) para o período de 2024 a 2025. Este evento destaca a relevância crescente da economia solidária e popular na região.
Diversos candidatos, representantes de cooperativas, associações e empreendimentos solidários, participaram deste processo eleitoral, buscando a oportunidade de contribuir ativamente com ideias e ações que impulsionem a economia solidária na cidade. A expectativa é que os eleitos possam trazer uma ampla gama de perspectivas e experiências, garantindo a representatividade de diferentes setores e grupos envolvidos nesse cenário econômico.
A Rede Mandala está representada na nova gestão com os seguintes Empreendimentos Econômicos Solidários (EES): Associação Utopia de Produtos e Serviços para o Bem Viver, Cooperativa Central da Reforma Agrária (CCA), Associação de Padarias e Cozinhas Comunitárias Fermento na Massa e Associação Feira Permanente de Economia Popular Solidária.
A entidades de apoio eleitas foram: Cáritas da Arquidiocese de Curitiba, Centro Comunitário Padre Miguel – Cecopan, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal do Paraná -ITCP/UFPR e Rede Saúde Mental e Economia Popular Solidária de Curitiba e Região Metropolitana – Libersol.
Essa votação não só define os novos integrantes do Cmeps, mas também reforça o compromisso e a importância crescente da economia solidária e popular como um caminho viável para um desenvolvimento econômico mais inclusivo e sustentável, estabelecendo um modelo que prioriza a cooperação e a solidariedade em vez da competição desenfreada.
A economia solidária e popular tem ganhado destaque como um modelo econômico inclusivo, onde a cooperação e a solidariedade estão no centro das atividades comerciais. Este conselho, sendo um órgão crucial nesse contexto, visa promover e fortalecer iniciativas que priorizam a colaboração, a sustentabilidade e a inclusão social no âmbito econômico local.
Através da promoção de feiras, capacitações e apoio a empreendimentos autogestionados, o Cmeps tem sido um agente fundamental na construção de uma economia mais justa e participativa em Curitiba. A eleição dos membros para o próximo mandato representa um passo significativo no fortalecimento dessas iniciativas que promovem a equidade e o desenvolvimento sustentável na comunidade.