Rede Mandala

BLOG DA MANDALA

Fórum Municipal de Economia Popular Solidária reune-se para fortalecer laços e planejar o futuro

No último dia 04 de dezembro, segunda-feira, aconteceu a reunião mensal do Fórum Municipal de Economia Popular Solidária de Curitiba. O encontro, que acontece na primeira segunda-feira de cada mês, é um espaço de diálogo, celebração e planejamento para os integrantes do movimento de economia solidária no município.

O encontro ocorreu no auditório do anexo 2 da Câmara Municipal de Curitiba, situado na entrada pela Visconde de Guarapuava. Com uma pauta recheada de assuntos cruciais para o avanço da Economia Solidária, a reunião teve debates construtivos e decisões coletivas que impactarão diretamente a comunidade.

Entre os tópicos discutidos, destacam-se:

• Construção da Semana de Comemoração do Dia da Economia Solidária: será dia 15 de dezembro, na Feira Permanente de Economia Solidária, ao lado do Terminal do Portal e do MUMA. Durante a semana acontecerão outras atividades. Em breve será disponibilizado nas redes sociais a divulgação com a programação completa. Será um momento dedicado a celebrar os avanços e conquistas desse movimento tão importante para a cidade.
• Celebração dos Eleitos para o CMEPS: Momento para reconhecer o empenho e a dedicação daqueles que foram eleitos para representar e impulsionar a Economia Solidária em Curitiba.
A nova gestão contará com os seguintes Empreendimentos Econômicos Solidários (EES): Associação Utopia de Produtos e Serviços para o Bem Viver, Cooperativa Central da Reforma Agrária (CCA), Associação de Padarias e Cozinhas Comunitárias Fermento na Massa e Associação Feira Permanente de Economia Popular Solidária. Todas fazem parte da Rede Mandala.
As entidades de apoio eleitas foram: Cáritas da Arquidiocese de Curitiba, Centro Comunitário Padre Miguel – Cecopan, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal do Paraná -ITCP/UFPR e Rede Saúde Mental e Economia Popular Solidária de Curitiba e Região Metropolitana – Libersol.
• Retrospectiva do Ano do Fórum: Resgate de como se deu a retomada do Fórum. A primeira reunião aconteceu em março e de la para cá aconteceram vários esforços na reconstrução deste espaço, inclusive para entender qual é a função dele e como que ele atua
Um momento para relembrar as atividades, conquistas e desafios enfrentados ao longo do ano, buscando aprendizados e oportunidades de melhorias.
• Definição da Próxima Equipe de Gestão do Fórum: Um ponto crucial para dar continuidade ao trabalho e à organização do Fórum.
• Repasses do Conselho Estadual de Economia Solidária: A atual conjuntura no Conselho Estadual de Economia Solidária tem sido marcada por uma tentativa preocupante em que o governo estadual parece buscar reduzir a influência dos conselheiros da sociedade civil, transformando o espaço em um palanque político. Essa mudança levanta sérias questões sobre a representatividade, autogestão e autonomia desse órgão crucial para a promoção da economia solidária, demandando uma pressão urgente da sociedade civil sobre os rumos dessa transformação e seu impacto nas políticas que afetam diretamente a comunidade.

Fotos: Luís Pequeno

Ajude a Economia Solidária a chegar mais longe!
Compartilhe com seu povo!