Rede Mandala

O QUE É A REDE MANDALA

A Rede Paranaense de Economia Solidária Campo-Cidade (Rede Mandala) é formada por empreendimentos econômicos solidários (EES) e/ou grupos de trabalho informais de produção, comercialização e prestação de serviços. Além destes, também compõem a rede as entidades de apoio e fomento à Economia Solidária (AEFES) e os próprios consumidores.


Atualmente, a Rede Mandala agrega mais de 44 empreendimentos urbanos e outras 38 organizações do campo que se articulam coletivamente construindo estratégias de produção, comercialização, logística, atuação política, formações e outras atividades na perspectiva da Economia Solidária.


A atuação em rede é fundamental para o fortalecimento dos EES. Esta é uma forma de viabilizar trabalhos de maior complexidade, bem como facilitar as articulações coletivas e, consequentemente, ampliar os espaços de comercialização. Além disso, o trabalho em rede, embasado na união dos trabalhadores dos EES, aprimora outras questões comerciais, formativas e organizacionais entre os diversos atores da Ecosol. A união é o que fortalece o Movimento da Economia Solidária!

98 organizações

urbanas e camponesas

fazem parte da Rede Mandala!

PRINCÍPIOS DA REDE

Para guiar nossa jornada, construímos a muitas mãos uma carta de princípios que rege nossas ações.

NOSSA HISTÓRIA

 

Em 2017, debaixo de uma árvore no Assentamento Contestado, na Lapa/PR, nascia o sonho de uma articulação para reunir redes, empreendimentos e coletivos de economia solidária do campo e da cidade. O sonho foi alimentado, cresceu e recebeu o nome de Rede Paranaense de Economia Solidária Campo-Cidade, oficialmente batizado como Rede Mandala no dia 11 de setembro de 2018.

AS REDINHAS

Os empreendimentos econômicos solidários (EES) de 2º nível, chamados por nós carinhosamente de Redinhas, são organizações de pessoas produtoras, prestadoras de serviços e consumidoras solidárias, organizadas em grupos ou EES’s de 1º nível, que buscam fortalecer seus processos produtivos, de comercialização e consumo, através da utilização espaços comunitários, compras coletivas, solidarização dos meios de produção entre outras atividades de fortalecimento coletivo.


Abaixo, temos uma relação de redinhas e EES que as compõem, atualizada em 08 de janeiro de 2023.

NOME DA REDENÚMERO DE EMPREENDIMENTOS
Feira Permanente de Economia Popular Solidária11
Rede Utopia de Produtos e Serviços para o Bem Viver20
Rede de Padarias Comunitárias Fermento na Massa15
Rede de Segurança Alimentar6
Rede Pinhão de Clubes de Troca4
Cooperativa Central da Reforma Agrária8
Núcleo Maria Rosa da Anunciação27
Rede Copasol de Agricultura Familiar4
Empreendimentos ainda sem rede3
TOTAL98
TOTAL APROXIMADO DE PESSOAS950

Conheça as Redinhas e os grupos que compõem a nossa Rede 🙂 

Clique nos ícones abaixo!

ONDE ESTAMOS

CONHEÇA NOSSOs
Materiais didáticos

Aqui você acessa diversas  formações, cartilhas e outros materiais pedagógicos  para aprender mais sobre a economia solidária e sobre a nossa Rede!

Conheça a Mandala de pertinho!

CALENDÁRIO

de FEIRAS E EVENTOS