Rede Mandala

BLOG DA MANDALA

Árvores frutíferas são plantadas em comunidade do Uberaba, em Curitiba

O projeto Pomar Nosso realizou hoje, no bairro Uberaba (Rua Lourdes Erzinger Correa, ao longo das cavas do Iguaçu, ao lado do Centro da Juventude), em Curitiba, seu primeiro plantio de mudas frutíferas.

Foram plantadas 15 mudas de diferentes variedades, entre elas araçá, gabiroba, cereja e gabiju, pela comunidade Audi/União, como resultado de um trabalho de sensibilização comunitária apoiado por Cefuria, Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Obra Social Santo Anibal, Associação de Moradores 29 de Janeiro, Associação de Moradores Marumbi 2, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Regional Cajuru da Prefeitura, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e pelo mandato da Vereadora Professora Josete.

A ação, realizada em pleno feriado, reuniu diversos moradores entusiasmados com a iniciativa, que servirá de exemplo para que outros vizinhos se engajem. Para Inês Medeiros, moradora há anos no Audi/União, essa iniciativa “foi união. Foi acreditar no futuro. Que juntos podemos fazer um mundo melhor.”

Já a coordenadora do projeto Pomar Nosso, Maria Eugênia Inácio Tavares, enfatiza que “ainda falta muito para alcançarmos o objetivo. A própria comunidade não se engaja no cuidado com a limpeza, reciclagem e descarte de materiais em áreas ambientais.”

O próximo plantio ocorrerá na manhã de 18 de novembro, sábado. Voluntários poderão se apresentar no mesmo local de hoje.

O projeto

A Associação Utopia de Produtos e Serviços para o Bem Viver vem desenvolvendo o projeto em colaboração com o Fundo Diocesano de Solidariedade da Arquidiocese de Curitiba desde o último mês de agosto. Os recursos visam financiar rodas de conversa, seminários, equipamentos, insumos básicos e o plantio de 500 mudas de frutíferas até o próximo mês de fevereiro, nos bairros Uberaba e Cajuru.

Na prática, a comunidade estará contribuindo para combater a fome, a degradação ambiental, o aquecimento global, o descaso e acomodação.

Divulgue, ajude, leve seu lanche, água, protetor solar e roupas e calçados adequados para lidar com terra.

Ajude a Economia Solidária a chegar mais longe!
Compartilhe com seu povo!