AS REDINHAS
Associação Feira Permanente de Economia Popular Solidária
Uma história de resistência e aprendizado. Aqui surge um grupo de feirantes que exerce seus trabalhos manuais sob os princípios da economia solidária, como autogestão, solidariedade, democracia, cooperação, respeito à natureza, comércio justo e solidário.
Começou no bairro Sítio Cercado, em um projeto da Petrobrás. Após o término do projeto, as feirantes e os feirantes tiveram dificuldades de manter sua comercialização… Em 2015, buscando melhores condições para o grupo, ocuparam o pátio do Muma (Museu Municipal de Arte) para realizar a feira, com a motivação que veio de Dona Lourdes e demais integrantes. No ano de 2017, se formalizaram como uma Associação (AFPES) e, em 2018, foi conquistado o direito de utilizar legalmente o pátio do Muma. O grupo também teve oportunidade de participar da Jornada de Agroecologia em 2018 e 2022 .
Por fazer parte da economia solidária, a Associação preza muito pelas formações e tem participado de algumas promovidas pela Rede Mandala, como os seguintes cursos: gestão para empreendimentos econômicos solidários (2019); comunicação popular (2020); e cooperativismo (2021). Já em 2022, a Associação promoveu o seminário de justiça de gênero, interterritorialidade e economia solidária, que aconteceu no espaço do Cecopam.
Com a pandemia em 2020, a feira presencial foi interrompida e retornou presencialmente apenas em dezembro de 2021. No mesmo período, conquistaram uma sede administrativa localizada na rua Cláudio Alves de Lima, 131 – bairro Xapinhal.
Empreendimentos que integram a feira:
- Grupo Art Mãos (tricôs, colares, toucas, cachecóis, pulseiras, filtro dos sonhos)
- Grupo As Arteiras (suplás, máscaras, panos de prato, jogos de tapete em crochê)
- Colméia das artesãs (crochês, almofadas, roupas, peças de tecido)
- Grupo três Marias Alimentação e artesanatos (confeitos, pastéis, bolos, sucos naturais, produtos para cabelo, artesanatos para sala, cozinha e banheiro)
- Mil Ideias (panos de prato pintados, artesanatos de reciclagem)
- Entre Laços e Linhas (artesanato de personagens em crochê)
- Arte da felicidade (suculentas, ovos, plantas, morango, e outros)
- Pedacinho do Campo (queijo, linguiça, salame, bacon, mel, bolos, curau, pamonha e demais derivados do milho)
- Grupo Ai que lindo! (macramê e arte em barbantes)
- Grupo SJP (vasos de suculentas com reaproveitamento de madeira e material reciclado em geral, macramê, mandalas e espelhos decorados)
Visite a feira!
– Endereço: pátio do Muma – avenida República Argentina, 3430, ao lado do Terminal do Portão – Portão, Curitiba, PR
– Dias e horários: quarta-feira e sábado, das 9h às 17h.
Você pode conhecer melhor os EES que compõem essa rede visitando as páginas abaixo.