Rede Mandala

Rede |

Padaria O Pão Nosso

Pães, cuecas viradas, tortas, cucas recheadas, salgados, mini pizzas, bolo, bolo de aniversário sob encomenda.

Surgiu em 2015 no bairro Fanny  e leva esse nome pois foi uma sugestão do frei Gentil, que ajudou o grupo para colocar em prática o exercício da partilha. Frei Gentil chegou na Paróquia Nossa Senhora da Conceição vindo do Bairro Novo, onde conheceu a rede de padarias comunitárias Fermento na Massa e lançou a ideia na comunidade, pois viu que havia interesse. Maristela Portela e Janice se animaram e foram adiante para a construção da padaria. Levaram a requisição para a criação do empreendimento ao Comitê Gestor da Rede Fermento na Massa, a qual foi recebida e aprovada pelo Sr. Antonio. Iniciaram em três participantes: Maristela, Janice e Rosângela, que frequentaram os cursos de confeitaria e panificação e o cursinho de economia solidária, oferecidos pela Rede Fermento na Massa.

No mesmo período, foram se articulando para conseguir um espaço e os equipamentos para a produção. Após o fim do curso, foi aberta a padaria. Antes de a instalação ficar pronta e liberada pela vigilância sanitária, o grupo frequentou o conselho gestor por sete meses. Inauguraram o empreendimento em setembro de 2015, com uma filosofia um pouco diferente das outras padarias, já que não vendiam na rua, mas sim chamando a comunidade para ir até a padaria e participar da mesa da partilha, onde oferecem uma mesa de café com degustação dos produtos feitos durante o dia para a comunidade e quem a chegar até lá. Dessa maneira, conseguiram cativar a comunidade que frequenta a igreja com um momento de conexão entre as pessoas. A entrega das encomendas se dá na própria padaria, tendo um encontro amigável e de conversa durante a partilha do café da tarde.

Um fato marcante é que em 2017 houve um projeto do Cefuria chamado Coopera Rua,  oferecendo formação em panificação e confeitaria com 16 pessoas em situação de rua no espaço da padaria. Após a formação no curso, a padaria abriu vagas e três participantes ficaram por bastante tempo trabalhando no empreendimento. Apenas saíram na época da pandemia, quando a padaria suspendeu as atividades. 

O grupo se reúne na quarta-feira para produzir coletivamente e comercializar produtos de panificação e confeitaria. Solange, Claudia, Angela, Andreia, Fernanda e Rosangela produzem pães de grãos, integrais, centeio, além de cuecas viradas, tortas, cucas recheadas, salgados, mini pizzas, bolo, bolo de aniversário sob encomenda, cueca virada folheada. Luciane e Cleide participavam em outros tempos, porém neste momento não fazem parte.

‘Todas nós sabemos fazer de tudo, portanto, se alguém faltar, qualquer uma pode substituir. Temos uma harmonia muito boa entre nós.  Nos ajudamos, resolvemos o que fabricar, divisão igualitária do que arrecadamos com as vendas, tudo é  feito em conjunto”, relata Rosangela.

A produção e comercialização acontece nas quartas feiras, e as encomendas são retiradas na parte da tarde. Há também a possibilidade de comprar os produtos sem encomenda prévia, no mesmo local. 

Ajude esse EES a chegar à quem precisa!

Facebook
Twitter
WhatsApp