Acampamento Padre Roque Zimerman
Milho, feijão, hortaliças e tubérculos.
Situado em Castro, é composto por 40 famílias. É fruto da conquista de terras improdutivas pelo Movimento Sem Terra após uma negociação com o governo estadual. Em dezembro de 2017, algumas pessoas do acampamento Maria Rosa do Contestado se mudaram para o novo espaço conquistado (antiga fazenda Jeca Martins) e constituíram o acampamento Padre Roque Zimerman.
Desde o início, o grupo esteve empenhado no preparo da terra para a produção de alimentos agroecológicos. Além das hortas familiares, também possuem uma grande horta coletiva e boa parte das famílias já possui certificação de produção orgânica pela rede Ecovida.
O grupo constitui a cooperativa Coofram, criada na comunidade Maria Rosa, e também participa de uma associação em parceria com a Prefeitura de Castro, chamada Associação União. São essas as principais relações que facilitam a comercialização da produção do acampamento.
Atualmente, a produção é focada em milho, feijão, hortaliças e tubérculos. São alimentos enviados para 17 escolas de diferentes municípios da região pelo PNAE estadual, além de envio para o Programa de Aquisição de Alimentos do governo federal (PAA).
Ajude esse EES a chegar à quem precisa!
Facebook
Twitter
WhatsApp