TECSOL
A Tecsol é a Incubadora de Economia Solidária da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Curitiba. O coletivo atua por meio de pesquisas, ensino e extensão, formações interdisciplinares, parcerias e articulação política, além da incubação de empreendimentos econômicos solidários (EES) e redes de economia solidária (ES).
Formado por professores, estudantes bolsistas e voluntários, o grupo é interdisciplinar, ou seja, reúne diferentes áreas do conhecimento, como psicologia, geografia, sociologia, arquitetura e urbanismo, design, administração, economia doméstica e educação financeira.
Os integrantes se organizam com o princípio da autogestão, um modelo de gestão não-hierárquica, em que as decisões são realizadas de forma coletiva, democrática participativa e igualitária, contribuindo para a autonomia e o protagonismo dos membros.
A Tecsol começou as atividades em 2013 e, a partir de 2018, tornou-se programa de extensão: um conjunto de projetos, todos na perspectiva da Economia Solidária. A incubadora propõe o diálogo de saberes tanto na comunidade acadêmica quanto na sociedade em geral, fortalecendo o papel da universidade como vetor de transformação social
CAMPOS DE ATUAÇÃO DA TECSOL
Incubação
Desenvolver e/ou apoiar iniciativas conforme os princípios da ES
Política
Atuar em espaços políticos como fóruns, conselhos, plenárias e conferências vinculadas à ES.
Pesquisa
Produzir pesquisas sobre temas relacionados à ES e afins para apresentar em eventos científicos e de extensão, além de publicações acadêmicas.
Formação
Ofertar disciplinas em cursos de graduação e pós-graduação; e atividades como oficinas e rodas de conversa.
Eventos
Elaborar e realizar mostras, seminários, palestras, oficinas, cursos, feiras, jornadas e outros eventos de pesquisa e extensão.
Informação
Colaborar na construção de materiais educativos, como cartilhas, manuais, relatos de experiências, entre outros.
O que faz uma incubadora de economia solidária?
Assim como a Tecsol, existem outras incubadoras de economia solidária no Brasil, que juntas compõem a Rede Nacional de ITCPs – Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares.
Elas buscam atender as demandas iniciais dos empreendimentos econômicos solidários (EES). Por meio de assessorias e formações, os empreendimentos são amparados em áreas como tecnologia, gestão, relações humanas e saúde, tendo em vista sua autonomia ao final do processo de incubação.